Gestão democrática da escola: Modelo estratégico de desempenho baseado no Balanced Scorecard
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30681/ecs.v9i1.3427
ISSN2237-1648
AutoresIracema Luzitânia de Freitas Lima, João Antonio Veloso Júnior,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNo presente artigo, pretende-se fornecer inicialmente um momento de inflexao da gestao democratica nas escolas brasileiras, tendo como exemplo o trabalho desenvolvido por Paulo Freire a frente da Secretaria Municipal de Educacao da Cidade de Sao Paulo. Discute-se sucintamente a ideia de planejamento participativo e democratico. Apos apresentar uma visao geral do metodo gerencial Balanced Scorecard, sua genese e condicoes de implantacao, propoe-se uma adequacao do mesmo a escola publica, democratica e popular, uma organizacao sem fins lucrativos, mas que merece toda atencao para que atinja os objetivos propostos na visao de futuro da comunidade escolar a qual a mesma deve servir. Tal como nas empresas privadas, ha um problema permanente de alinhamento estrategico nos servicos publicos. Assim, no caso da gestao democratica da escola e necessario que o Conselho Escolar garanta as condicoes de execucao do planejamento participativo realizado na implantacao do Balanced Scorecard, independentemente de quem ocupa a frente da gestao. Outro problema e que no setor publico algumas execucoes podem encontrar amarras em seu desempenho devido a certas normas legais que ocasionalmente podem por diminuir o poder discricionario do gestor. No entanto, mesmo assim, guardadas as diversas diferencas em relacao ao setor privado, o metodo pode ser utilizado como ferramenta de controle e reestruturacao da estrategia. Todavia, pode-se concluir que cada uma das perspectivas a serem consideradas, as estrategias e as metas a serem alcancadas deve ter um nivel de ambicao diferente daquele que se tem no setor privado.
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