Artigo Produção Nacional

Rotação por estações - matemática através de jogos

2018; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5935/2447-8539.20180010

ISSN

2447-8539

Autores

Lêda Freire Soares, Maria Teresa de Beaumont, Leandra Mendes do VALE, Rosangela Leite Aguilar Cardoso, Luana de Assis Silva, Ana Vitória Cardoso de Lima, Anna Carolina Costa Ferreira, Alessandra Araújo da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A matematica muitas vezes e vista como terror entre os alunos. O objetivo do projeto executar uma aula para alunos do Ensino Fundamental I, de uma escola particular de Araguari, Minas Gerais. Em um primeiro momento, foi realizada uma sondagem, atraves da observacao com perguntas e atividades em uma roda de conversa, com os 24 alunos da turma. Algumas dificuldades com relacao aos numeros foram diagnosticadas, como a escrita espelhada, troca do valor posicional dos numeros, reconhecimento apenas dos algarismos de 0 a 9, dificuldade com os numeros a partir de 10 e a falta de compreensao da funcao social dos mesmos. Nos propusemos, entao, a utilizar o ensino da Rotacao por Estacoes de Aprendizagem e jogos diversos, na tentativa de solucionar os problemas encontrados. Durante a aplicacao, observamos um grande interesse dos alunos em participar de todas as estacoes, porem a 4a estacao, com a atividade do jogo digital, recebeu uma atencao especial e os alunos se dedicaram de maneira surpreendente a tecnologia. Desta forma, ficou claro perceber o quanto se faz necessaria a presenca da tecnologia desde os anos iniciais, pois assim a escola estimulara o aluno, potencializando a criatividade e o saber, preparando-o para o futuro.

Referência(s)