Artigo Produção Nacional

“HOMENS QUE GOSTAM DE SER HOMENS”: A construção do sujeito viril no universo publicitário sob o prisma da intertextualidade

2018; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2676-0010

Autores

Rafael de Souza Bento Fernandes, Francisco Vieira da Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

No presente trabalho, analisa-se o fenomeno da intertextualidade em uma peca publicitaria filmica/comercial, que divulga o desodorante masculino Old Spice, da P&G. A analise demonstra como se da a relacao do comercial com textos de midia de massa tanto na tessitura composicional, com a retomada das personagens Tarzan e James Bond quanto no estilo da narrativa filmica, com a movimentacao de câmera e cena de explosao, tipicas dos filmes de acao. Esses recursos contribuem para a construcao de representacoes exacerbadas e insolitas (TODOROV, 1970) de virilidade, com as quais o leitor se identifica. Pretende-se compreender os processos de producao de sentido por sujeitos ativos, que mobilizam estrategias linguisticas (e imageticas), em face de uma dada intencionalidade: nesse caso, a introducao (e venda) de um produto no mercado brasileiro. En el presente trabajo, se analiza el fenomeno de la intertextualidad en una pieza publicitaria filmica/comercial, que divulga el desodorante masculino Old Spice , de P&G. El analisis demuestra como se da la relacion del comercial con textos de mass media tanto en el tejido composicional, con la retomada de los personajes Tarzan y James Bond, como en el estilo de la narrativa filmica, con el manejo de camara y escenas de explosion, tipicas de las peliculas de accion. Estos recursos contribuyen a la construccion de representaciones exacerbadas e insolitas (TODOV, 1970) de virilidad, con las que el lector se identifica. Se pretende comprender los procesos de produccion de sentido por sujetos activos, que movilizan estrategias linguisticas (y visuales), frente a una determinada intencionalidad: en ese caso, la introduccion (y venta) de un producto en el mercado brasileno.

Referência(s)