
As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet
2019; Departamento de Ciência da Informação; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41361.82-84
ISSN2525-3468
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as mediacoes nas paginas sobre futebol na internet, sendo os objetivos especificos: analisar os sites oficiais do Ceara Sporting Club, do Ferroviario Atletico Clube e do Fortaleza Atletico Clube, buscando conhecer as ferramentas e os recursos comunicacionais e informacionais, e as possibilidades de mediacao presentes; investigar como as mediacoes e interacoes sao vistas nessa relacao entre clube e torcedor com o uso dos meios digitais e analisar como sao empreendidas as conversacoes nesses espacos virtuais, tanto pelos clubes como pelos torcedores. Discorre sobre a midia e suas caracteristicas, entendendo-a como um processo complexo composto por elementos como a comunicacao, a cultura e a mediacao se utilizando da perspectiva dos Estudos Culturais para entender a relacao entre essas categorias. Enfatiza as principais abordagens da mediacao na Ciencia da Informacao, salientando como a concepcao de mediacao a partir do vies simbolico ajuda a expandir o olhar da area sobre seus objetos de pesquisa e seus campos de investigacao, mostrando o futebol como ambiente possivel de ser estudado nessa disciplina. Mostra o futebol como um fenomeno social e cultural e a relacao que existe entre esse esporte e a midia. Expoe as caracteristicas da veiculacao do futebol atraves dos meios de comunicacao, destacando a proximidade que existe entre os dois elementos. Enfatiza a internet como um dos principais veiculos pelos quais o esporte se populariza e se expande na contemporaneidade. Trata-se de pesquisa qualitativa de cunho exploratorio, que utiliza a etnografia e a observacao para ambientacao no campo e coleta de dados, alem da conversacao em rede para a analise das interacoes entre os torcedores e clubes nas redes sociais. Conclui que as mediacoes nos sites sao de cunho informacional, a partir organizacao das informacoes, e simbolico pelas possibilidades de criacao de sentidos e significados com base no que e veiculado nas paginas. Ressalta as atitudes e motivacoes dos usuarios e suas proprias estrategias de organizacao e apropriacao das informacoes e dos conteudos simbolicos. Deduz que as interacoes como apropriacao se estabelecem nessas acoes dos usuarios para alem daquilo que as ferramentas oferecem. As conversacoes sao, assim exemplos dessa apropriacao, sendo empreendidas principalmente das redes sociais, o que e utilizado tanto pelos clubes como pelos torcedores. Entende que torcedores e clubes, passaram a possuir mais autonomia ao utilizar as tecnologias de informacao e de comunicacao, fornecendo possibilidades a Ciencia da Informacao de um entendimento mais amplo da producao, organizacao e apropriacao da informacao e das mediacoes em ambientes virtuais, considerando aspectos culturais nesses processos. Entretanto, evidencia a possibilidade de ampliacao desse enfoque a partir de outros olhares sobre o mesmo fenomeno.
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