
Associação entre desempenho escolar, estado de saúde e variáveis psicossociais em escolares do ensino médio do município de Piracicaba
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 26 Linguagem: Português
10.20396/revpibic2620181420
ISSN2596-1969
AutoresFábio Luíz Mialhe, Abia Reami Alves, Agnes Pezzan, Ana Clara Simon, Juan Felipe Pires do Prado, Luana Togni de Goes, Midia Sabrina Freire de Lima,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO objetivo deste projeto de pesquisa foi de avaliar, por meio de um estudo transversal observacional, as associações entre características de saúde e psicossociais de adolescentes e o rendimento escolar. Participaram da pesquisa, 250 adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos, de ambos os sexos, provenientes de 5 escolas públicas do ensino médio do município de Piracicaba, SP. Foram aplicados, em semanas distintas, os seguintes questionários: características sociodemográficas (sexo, idade, moradia etc.), autopercepção do rendimento escolar e autopercepção da saúde bucal; senso de coerência; resiliência; bullying e letramento em saúde bucal. Verificou-se que as indivíduos do sexo masculino, que autoreferiram um estado de saúde geral ruim, que foram ao dentista pela última vez devido a problemas odontológicos e que apresentavam baixo letramento em saúde bucal apresentaram maior chance de apresentarem um baixo rendimento escolar (p<0,001).
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