
Integridade científica na educação de profissionais de saúde
2019; Conselho Federal de Medicina; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1983-80422019271294
ISSN1983-8042
AutoresQuésia Ferreira Barbosa, Camila Serra Rodrigues, María Rita Carvalho Garbi Novaes,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoResumo A falta de rigor ético e metodológico no meio acadêmico evidencia a necessidade de mudanças na educação em saúde a fim de restabelecer boas práticas científicas. Esta pesquisa foi motivada pela carência de artigos brasileiros que relacionem a promoção da integridade científica à formação dos profissionais de saúde por meio da análise de diretrizes curriculares e códigos de ética profissional. Assim, foram analisadas as diretrizes curriculares e os códigos de ética de seis áreas de ciências da saúde: medicina, enfermagem, farmácia, nutrição, odontologia e biomedicina. Observou-se que, de modo geral, tanto as diretrizes quanto os códigos não contemplam termos relacionados à integridade científica, divulgação científica, estímulo à pesquisa, plágio e manipulação de dados.
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