Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Revisitando a Mobilidade Intergeracional de Educação no Brasil

2019; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 73; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5935/0034-7140.20190008

ISSN

1806-9134

Autores

Rodrigo Mahlmeister, Sérgio Guimarães Ferreira, Fernando A. Veloso, Naércio Aquino Menezes-Filho, Bruno Kawaoka Komatsu,

Tópico(s)

Global Educational Policies and Reforms

Resumo

Neste artigo, apresentamos evidências sobre mobilidade intergeracional de educação no Brasil, e a análise empírica terá como base a PNAD de 2014, que acrescentou um suplemento incluindo questões sobre a educação dos pais de parte da amostra. 1 Seguimos a metodologia proposta originalmente por Ferreira e Veloso (2003) com dados da PNAD de 1996, o que possibilitará ao presente artigo lançar mão dos parâmetros estimados para traçar comentários a respeito de como se comportaram e quais as tendências verificadas nos indicadores de mobilidade educacional entre gerações desde então.O estudo original de Ferreira e Veloso ( 2003) se propôs a ter duas contribuições principais: primeiro, utilizou diferentes métodos para caracterizar padrões não-lineares no grau de mobilidade intergeracional; segundo, explorou as não-linearidades observadas para analisar a dinâmica da mobilidade intergeracional de educação entre coortes,

Referência(s)