Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A trajetória histórica do ensino superior no Brasil: expansão e privatização da ditadura aos governos do PT

2019; Volume: 21; Issue: 44 Linguagem: Português

10.26512/ser_social.v21i44.23485

ISSN

2178-8987

Autores

Juliana Fiúza Cislaghi,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O artigo debate as mudanças no ensino superior brasileiro que, desde a reforma da ditadura militar, tem como marco a hegemonia do capital privado e que mais recentemente passou por um processo de concentração, financeirização e internacionalização a partir da criação do Prouni e das alterações no Fies implementadas pelos governos do PT. Essa hegemonia privada tem como suporte a legislação e transferências de fundo público para o setor privado, legitimados, inclusive, pela Constituição de 1988. Influenciado por think thanks estaduninenses, como a Usaid e o Banco Mundial, as políticas de governo buscaram se adequar à abertura de espaços de valorização para o capital das empresas de serviços educacionais com subsídios do fundo público. Em um momento de retrocessos na legislação trabalhista e movimentos conservadores como o “Escola sem partido”, está em curso abrir mão da educação como direito social, obrigação do Estadoe socialização do conhecimento historicamente produzido.

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