
The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical education
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 30; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/jphyseduc.v30i13026
ISSN1983-3083
AutoresFilipy Kuhn, Valmor Ramos, Vinícius Zeilmann Brasil, Ana Flávia Backes, Jeferson Rodrigues de Souza, Daiane Cardoso da Silva, Humberto M. Carvalho, Giuliana Rovela Francisco Figueredo,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoO objetivo do estudo foi analisar as implicações das fontes para a construção da percepção de Autoeficácia Docente. Participaram da investigação 274 universitários de dois cursos de licenciatura em Educação Física no sul do Brasil. Aplicou-se as escalas de autoeficácia docente e fontes de autoeficácia docente. Modelos de regressão multinível foram utilizados para verificar a contribuição das fontes de autoeficácia docente na percepção de universitários. Os resultados mostraram que os universitários apresentaram nível de autoeficácia docente elevado. Sobre as fontes de autoeficácia, revelaram que a experiência vicária teve correlação moderada com o nível de percepção apresentado. Também evidenciaram que as experiências diretas contribuíram no nível de percepção dos universitários com experiência docente, com maior progressão no curso e que realizaram estágio obrigatório. Da mesma maneira, a fonte vicária contribuiu para aqueles com experiência docente. De forma semelhante, a fonte de persuasão social, afetando os universitários com experiência esportiva e ou docente. Por fim, a fonte de estados fisiológicos afetou os universitários nas variáveis estágios obrigatórios, experiência docente e progressão no curso. Conclui-se que os universitários percebem-se autoeficazes, que as fontes de experiência vicária proporcionaram uma percepção elevada e que as demais fontes contribuíram para a autoeficácia docente.
Referência(s)