
LIVRO DIDÁTICO E O PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO - ASSOCIAÇÕES POSSÍVEIS
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rir.v15i1.55092
ISSN1807-9342
AutoresHugo de Carvalho Sobrinho, Alcinéia De Souza Silva, Gleiser Mateus Ferreira Valério,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste ensaio faz reflexões sobre educação, livro didático e o professor crítico-reflexivo. Buscamos pensar sobre a educação em uma sociedade capitalista e destacar o livro didático como um instrumento pedagógico que pode funcionar como uma “faca de dois gumes”: por um lado, pode contribuir para a emancipação e formação das futuras gerações, e, por outro, pode estar a serviço da difusão dos interesses da classe social dominante, de forma implícita ou explícita. Com isto, evidenciamos a importância do professor crítico-reflexivo ao utilizar esse instrumento pedagógico. No que se refere às questões metodológicas, este artigo tem como base a perspectiva qualitativa. Buscamos, a partir da literatura e da experiência como professores/pesquisadores, avançar em alguns aspectos que julgamos pertinentes no debate educacional vigente.
Referência(s)