Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

LIVRO DIDÁTICO E O PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO - ASSOCIAÇÕES POSSÍVEIS

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/rir.v15i1.55092

ISSN

1807-9342

Autores

Hugo de Carvalho Sobrinho, Alcinéia De Souza Silva, Gleiser Mateus Ferreira Valério,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este ensaio faz reflexões sobre educação, livro didático e o professor crítico-reflexivo. Buscamos pensar sobre a educação em uma sociedade capitalista e destacar o livro didático como um instrumento pedagógico que pode funcionar como uma “faca de dois gumes”: por um lado, pode contribuir para a emancipação e formação das futuras gerações, e, por outro, pode estar a serviço da difusão dos interesses da classe social dominante, de forma implícita ou explícita. Com isto, evidenciamos a importância do professor crítico-reflexivo ao utilizar esse instrumento pedagógico. No que se refere às questões metodológicas, este artigo tem como base a perspectiva qualitativa. Buscamos, a partir da literatura e da experiência como professores/pesquisadores, avançar em alguns aspectos que julgamos pertinentes no debate educacional vigente.

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