
Cartografias literárias: a antologia e o ensino
2019; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5212/muitasvozes.v.7i1.0008
ISSN2238-7196
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo pretende avaliar alguns impactos dos Estudos Culturais sobre os Estudos Literários e suas repercussões e desdobramentos no Ensino de Literatura, em particular, da literatura brasileira. A politização do discurso literário é consequência do fértil diálogo entre a Antropologia, a Sociologia e a Literatura. Nesse sentido, será discutido, do ponto de vista teórico, o boom de antologias centradas em uma das variantes do processo mais complexo da identidade cultural pós-moderna e suas implicações para o Ensino, buscando avaliar vantagens e desvantagens ocasionadas por tal tendência do mercado editorial brasileiro. Entre as antologias a serem analisadas, destacam-se 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (2004), + 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (2005), Entre nós: contos sobre homossexualidade (2007), Questão de pele: contos sobre preconceito racial (2009), de Luiz Ruffato, e Primos: história da herança árabe e judaica (2010).
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