Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Cartografias literárias: a antologia e o ensino

2019; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5212/muitasvozes.v.7i1.0008

ISSN

2238-7196

Autores

Analice de Oliveira Martins,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo pretende avaliar alguns impactos dos Estudos Culturais sobre os Estudos Literários e suas repercussões e desdobramentos no Ensino de Literatura, em particular, da literatura brasileira. A politização do discurso literário é consequência do fértil diálogo entre a Antropologia, a Sociologia e a Literatura. Nesse sentido, será discutido, do ponto de vista teórico, o boom de antologias centradas em uma das variantes do processo mais complexo da identidade cultural pós-moderna e suas implicações para o Ensino, buscando avaliar vantagens e desvantagens ocasionadas por tal tendência do mercado editorial brasileiro. Entre as antologias a serem analisadas, destacam-se 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (2004), + 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (2005), Entre nós: contos sobre homossexualidade (2007), Questão de pele: contos sobre preconceito racial (2009), de Luiz Ruffato, e Primos: história da herança árabe e judaica (2010).

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