Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Classicismo moderno. Margherita Sarfatti e o Novecento Italiano, entre Brasil e Estados Unidos

2018; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 37 Linguagem: Português

10.11606/issn.2238-8281.v0i37p37-57

ISSN

2238-8281

Autores

Ana Gonçalves Magalhães,

Tópico(s)

Photographic and Visual Arts

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a presença da crítica de arte ita- liana, Margherita Sarfatti (1880-1961), na América do Sul, e seu papel na formação do núcleo inicial do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) - atualmente pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Fundadora do chamado Novecento Italiano, em plena era fascista, na Itá- lia, Sarfatti teve um papel relevante na promoção da arte moderna italiana no continente americano, fazendo viagens ao Brasil, à Argentina e, mais tarde, aos Estados Unidos. Pretendemos, portanto, analisar comparativamente como Sarfatti e sua noção de arte moderna italiana foram vistas pelo Brasil e pelos Estados Unidos, antes e depois da II Guerra Mundial, para assim entender a formação do primeiro acervo de arte moderna da América do Sul dentro do programa maior da diplomacia italiana, antes e depois da queda do Fascismo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX