Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sociologia da Infância, protagonismo infantil e cultura de pares: um mapeamento da produção acadêmica sobre o tema

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 21; Issue: 39 Linguagem: Português

10.5007/1980-4512.2019v21n39p31

ISSN

1980-4512

Autores

Flávia Franzini Dip, Gabriela Guarnieri de Campos Tebet,

Tópico(s)

Child Development and Digital Technology

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender no campo da Sociologia da Infância, como tem se compreendido os conceitos “cultura de pares” e “protagonismo infantil”. Procuramos entender quais os caminhos que estão sendo seguidos para compreender a criança como ator social e o modo como elas tem se desenvolvido como construtoras de uma cultura autônoma e protagonistas de suas vidas. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica de autores estrangeiros e brasileiros que dialogam com o assunto, tendo também no Scielo uma importante fonte de dados. Foram analisados dados de pesquisas e artigos publicados no período de 1994 a 2016 e compreendemos que cultura de pares é um conjunto de atividades, rotinas, valores produzidos por um grupo de crianças a partir da interação e da brincadeira e protagonismo infantil só sendo possível a partir das relações de poderes que se estabelecem, podendo promover ou apagar por completo a participação das crianças. A partir dos dados obtidos, destaca-se a significativa presença nos textos estudados da ideia de que é preciso mudar a concepção de adulto como superior e da criança como inferior, bem como é importante que se criem espaços onde as crianças possam fazer parte das tomadas de decisões dentro do coletivo.

Referência(s)