
Avaliação de estresse, ansiedade e fatores associados entre alunos do programa institucional de bolsas de iniciação científica - ensino médio
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 26 Linguagem: Português
10.20396/revpibic2620181195
ISSN2596-1969
AutoresRebeca Barroso Waisman, Luciane Miranda Guerra, Brunna Verna Castro Gondinho, Jaqueline Vilela Bulgareli, Karine Laura Cortellazzi,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO presente estudo avaliou o estresse, a ansiedade e fatores socioeconômicos e demográficos a eles associados entre alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC -EM) atuantes na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP). Os participantes responderam instrumentos de pesquisa validados, que investigaram as variáveis relacionadas a este estudo, incluindo as variáveis dependentes (ansiedade e stress) medidas, respectivamente, pelo BAI e ISS, e as variáveis independentes (socioeconômicas e demográficas). Foi realizado Odds Ratio e a análise bivariada pelo teste qui-quadrado ou exato de Fisher, no nível de significância de 5%, para testar a associação entre a variável dependente e variáveis independentes. Quem apresentou estresse na fase exaustão tem mais chances (OR=13,33) de ter ansiedade moderada/grave.
Referência(s)