Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A matemática por meio de atividades interdisciplinares

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 26 Linguagem: Português

10.20396/revpibic2620181451

ISSN

2596-1969

Autores

Otilia Terezinha Wiermann Paques, Beatriz de Almeida Rocha, Bianca Santos Veroneze, Denise Soldi Sousa, Ariane S. Paiva, Caroline B. M. Silva, João E. Gonçalves,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O projeto possibilitou um trabalho interdisciplinar da matemática com outras áreas de conhecimento, tais como química, geografia, história, medicina, artes e física. A matemática foi apresentada e discutida por meio de atividades interdisciplinares, conforme exposto a seguir: Geometria - secções cônicas em "Cônicas"; corpos redondos e sólidos geométricos em "Quanto eu tenho de pele?" e "Construção de um outdoor em forma de prismas"; pavimentação e caleidociclos em "A arte de Escher"; polígonos regulares em "Transformando polígonos em cataventos". Álgebra - funções quadráticas em "Funções quadráticas e aplicações"; grandezas diretamente/inversamente proporcionais em "Chapéu da Bruxa"; progressões aritmética e geométrica em "Matemática financeira"; funções exponenciais em “Eliminação da nicotina” e “Acidente nuclear em Chernobyl”.

Referência(s)