
Liceu literário português
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 26 Linguagem: Português
10.20396/revpibic262018601
ISSN2596-1969
AutoresHiago Vaccaro Malandrin, Alexandro Henrique Paixão,
Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoEste projeto pretende estudar o processo de apropriação cultural do positivismo pelo Liceu Literário Português do Rio de Janeiro, no contexto da elaboração do currículo entre as décadas de 1860 e 1880. Para tal, será estudada a apropriação do positivismo na província do Rio de Janeiro, reconstruindo os caminhos que levaram os responsáveis pela instituição a alinhar-se a doutrina, bem como explicitar a influência dessa na construção curricular da escola a partir do Segundo Reinado. Para o desenvolvimento da pesquisa iremos estudar a presença de duas figuras históricas no Liceu Literário Português: Raymundo Teixeira Mendes – filósofo e membro da Igreja Positivista do Brasil – e Reinaldo Carlos Montoro – secretário do Gabinete Português de Leitura.
Referência(s)