Artigo Revisado por pares

Desafios da educação: Percepção de professores de diferentes regiões do Brasil.

2016; University of Jaén; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2603-9443

Autores

Amanda Nunes Gomes Meira, Hermano Gomes Lopes Nunes,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

A situacao da educacao e bastante variavel nas diferentes regioes do Brasil, mas alguns desafios parecem ser comuns a todo o territorio nacional. Neste trabalho, discutimos alguns destes problemas a partir da percepcao de professores espalhados pelo pais. Foi realizada uma enquete com 37 professores brasileiros cursistas da disciplina “Educacao Comparada” do mestrado em Ciencia da Educacao da Universidade Autonoma de Assuncao. Em sala de aula, os professores foram separados em duplas e solicitados que apontassem os principais problemas da pratica docente no Brasil. Foram contabilizadas e discutidas as palavras-chaves mais citadas, em que os empecilhos mais apontados para uma educacao de qualidade foram: “sistema”, “infraestrutura”, “gestao”, “salarios”, “formacao profissional” e “familia”. Posteriormente, 7 meses depois, foi aplicado um questionario online composto por tres perguntas para que os mesmos professores respondessem. A analise do questionario revelou resultados similares a enquete anterior. Tanto para questoes relacionadas a educacao numa escala ampla, como para a pratica diaria, os entrevistados citaram problemas de ordem mais conjuntural e de ordem socio-politica do que aspectos estritamente relacionados a dinâmica em sala de aula. Neste contexto, discutimos a ligacao entre alguns destes elos da cadeia educacional.

Referência(s)