Artigo Produção Nacional

A abordagem de Zélia Monteiro no ensino do balé

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 1; Issue: 31 Linguagem: Português

10.9771/r.v1i31.26544

ISSN

2175-814X

Autores

Flávia Scheye Spirópulos,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este artigo discorre sobre o trabalho pedagogico de Zelia Monteiro, principalmente no âmbito do bale classico. Criadora, bailarina e professora de danca, Zelia coordena o Centro de Estudos do Bale (CEB), organizacao da qual faco parte desde sua concepcao, que tem como um de seus objetivos de manter uma discussao acerca da pertinencia do ensino do bale nos dias de hoje. Por ser resultado do cruzamento entre uma formacao classica no metodo Cecchetti e compartilhar a pesquisa de Klauss Vianna, o trabalho pedagogico de Zelia Monteiro apresenta especificidades que permite refletir sobre o impacto da Educacao Somatica na formacao do individuo sensivel e atuante na sociedade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX