
(DES)CONSTRUÇÃO DA BELEZA FEMININA
2018; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26512/les.v19i2.16897
ISSN2179-4790
AutoresRafael Prearo-Lima, Patrícia Silvestre Leite Di Iório,
Tópico(s)Public Spaces through Art
ResumoCampanhas de beleza destinadas ao público feminino costumam ser marcadas por estereótipos de beleza inatingíveis para a mulher comum. No entanto, a campanha “Retratos da Real Beleza”, de Dove, lançada em 2013, corpus deste artigo, possui como proposta valorizar todos os tipos de beleza femininos. Sob o fundamento teórico-metodológico da Análise do Discurso, especialmente nos estudos de Maingueneau (1997, 2008, 2013, 2014), que discorre sobre cenas de enunciação, cenografia e ethos discursivo, propomos investigar a construção da cenografia e do ethos discursivo feminino nessa campanha. Os resultados da análise indicam uma ruptura nos discursos presentes na sociedade no que diz respeito à percepção da mulher em relação a sua própria beleza.
Referência(s)