
Lasar Segall e o Brasil
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 26 Linguagem: Português
10.20396/revpibic262018967
ISSN2596-1969
AutoresMaria Eugênia Zimbres de Moura, Maria de Fátima Morethy Couto,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO presente trabalho consiste na pesquisa e comparação de obras produzidas por Lasar Segall nos anos de 1924 a 1928, focando-se na representação do negro, em relação àquelas produzidas por outros artistas, com a mesma temática, tais como Candido Portinari e Emiliano Di Cavalcanti,que também se utilizaram desta temática durante os anos do modernismo em diante. A pesquisa visou estabelecer similaridades no modo em que os artistas do período viam as camadas sociais subal ternas, e apesar das diferentes representações, seja na forma da figura humana ou no tipo de cena retratada, acabavam por perpetuar um ponto de vista preconceituoso sobre os negros, com a justificativa de exaltá-los como o verdadeiro retrato da sociedade brasileira. A partir da metodologia interpretativa, o estudo se apoiou em textos de época dos próprios artistas e de críticos como Mário de Andrade, assim como em estudos mais recentes, principalmente de Cláudia Valladão de Mattos, Tadeu Chiarelli e Renato de Souza Porto Gilioli, que em suas produções trouxeram à tona grandes discussões sobre o modernismo e pontos de vista mais críticos sobre o período.
Referência(s)