Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Geomática aplicada em obras de engenharia utilizando conteúdos curriculares do ensino médio

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 26 Linguagem: Português

10.20396/revpibic2620181436

ISSN

2596-1969

Autores

Jorge Luiz Alves Trabanco, Emanuely Custodio Moura, Mariana Prado Casagrande, Marina Prado Casagrande, Anderson Silvestre da Luz, Henrique Festoso Vicente,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O homem, por toda a sua evolução, sempre necessitou conhecer bem os terrenos por onde caminhavam, seja por necessidades básicas, ou por questões de orientação, guerras, navegação, entre outros. Com o passar dos anos, novas técnicas e tecnologias foram surgindo, e o que antes era feito através de observações da natureza, estrelas, etc, hoje são utilizados equipamentos com precisões milimétricas tornando os trabalhos mais rápidos e precisos, mostrando assim, a importância da Topografia na área da Engenharia. A palavra Topografia vem da palavra grega Toposgraphen, que significa “descrever o local”. Porém, além de descrever o terreno ou área (ou seja, demonstrar a forma, a posição e a dimensão), a Topografia pode ser utilizada em inúmeras obras de engenharia, como por exemplo: projetos e execução de estradas, portos, pontes, viadutos, locação de obra, terraplenagem, monitoramento de estruturas, planejamento urbano, entre outros. Esta pesquisa tem como objetivo principal a utilização destas tecnologias utilizando conteúdos curriculares do ensino médio. Outro aspecto importante foi o contato direto com a pesquisa científica em uma área essencial para a Engenharia Civil.

Referência(s)