Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 100; Issue: 254 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3804

ISSN

2176-6681

Autores

Ana Sacchi, Andreia Metzner,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo verifica e discute os conhecimentos dos pedagogos acerca da importância do desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Este estudo é de natureza qualitativa, para tanto, foi realizada um estudo empírico. Dez professoras que lecionam na educação infantil participaram da pesquisa. O instrumento definido para a coleta dos dados foi um questionário composto por sete questões. Como resultado, constatou-se que as professoras possuem conhecimentos sobre psicomotricidade e consideram as atividades psicomotoras primordiais para o desenvolvimento das crianças. Entretanto, as atividades ministradas por elas envolvem, basicamente, o equilíbrio e a coordenação motora.

Referência(s)