
Relações de comercialização entre compradores e produtores de leite do sul de Minas Gerais
2019; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Linguagem: Português
10.20435/inter.v0i0.1671
ISSN1984-042X
AutoresLeandro Carvalho Bassotto, Marina Ariente Angelocci, Luciana Ansaneli Naves, Fernando Ferrari Putti,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO objetivo deste estudo foi analisar as relações existentes entre as empresas compradoras de leite e os produtores rurais de oito cidades do Sul de Minas Gerais e verificar a influência dessas relações em diversos fatores de produção nos resultados econômicos provenientes da produção leiteira e outras áreas da atividade necessárias para a produção láctea. Para isso, foram realizadas entrevistas de campo com 115 produtores rurais das cidades de Campestre, Caldas, Elói Mendes, Paraguaçu, Poço Fundo, Poços de Caldas, Ipuiuna e Machado. Após a coleta de dados, foram realizadas análises para verificar a relação existente entre diversos fatores de produção que sofrem impactos a partir das relações de comercialização entre os produtores de leite e as empresas compradoras do produto na região. Os resultados permitem concluir que diversos fatores necessários para o processo produtivo são influenciados pelo relacionamento entre os agentes citados, e o resultado dos processos de comercialização podem impactar não somente os lucros, mas também outras áreas da atividade leiteira necessárias para o processo produtivo.
Referência(s)