Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores

2019; UNIVERSIDADE LA SALLE; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18316/recc.v24i1.5603

ISSN

2236-6377

Autores

Fátima Sousa-Pereira, Carlinda Leite,

Tópico(s)

Education and Vocational Training

Resumo

O artigo analisa a medida política portuguesa relativa aoPerfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2017), e o que ela implica para o exercício docente e para a formação inicial de professores Partindo de um referencial teórico que apela à mudança e à ruptura com perspectivas curriculares tradicionais e tecnicistas, foi realizado um estudo que recolheu dados de 77 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do norte de Portugal, a frequentar o último ano de um curso de licenciatura que antecede o mestrado de formação inicial e profissional de professores de Educação Básica. A recolha de dados foi realizada recorrendo a portfolios reflexivos realizados individualmente pelos estudantes e permitiu identificar modos de trabalho pedagógico em uso na formação inicial de professores que estes consideram mais relevantes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Os resultados do estudo permitiram identificar uma diversidade de práticas pedagógicas que poderão ser facilitadoras da construção de um perfil de professor adequado ao desenvolvimento deste Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Referência(s)