Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CULTURA SURDA E ASTRONOMIA: INVESTIGANDO AS POTENCIALIDADES DESSA ARTICULAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA

2019; Volume: 34; Issue: 107 Linguagem: Português

10.21527/2179-1309.2019.107.154-173

ISSN

2179-1309

Autores

Ellen Cristine Prestes Vivian, André Ary Leonel,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação acerca da potencialidade do tema: Astronomia no processo de ensino-aprendizagem de Física para surdos, bem como das contribuições apresentadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Para contribuir com a análise elaborou-se um minicurso em Língua Brasileira de Sinais (Libras), aliada ao uso de TDIC, que foi implementado durante a Semana Acadêmica Integrada da Universidade Federal do Pampa. Como instrumento de análise foi elaborado um questionário online para ser respondido pelos participantes após o minicurso. Trata-se de uma abordagem de cunho qualitativo com viés na análise de conteúdo. Concluiu-se que o conhecimento da Libras e da Cultura Surda são indispensáveis para o planejamento de estratégias de ensino-aprendizagem e para a inclusão e a permanência dos sujeitos surdos na escola. Quanto ao tema: Astronomia, pode-se afirmar que o uso de TDIC como os softwares Stellarium e Celestia, bem como a adaptação e criação de sinais favorecem o processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse dos envolvidos e possibilitando maior compreensão acerca desta temática.

Referência(s)
Altmetric
PlumX