Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Utilizando o jogo Racing Fever como ferramenta de ensino de cinemática

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v8i6.1047

ISSN

2525-3409

Autores

Artur Araújo Cavalcante, Matheus Fernandes Mourão, Verusca Batista Alves, Gilvandenys Leite Sales,

Tópico(s)

Educational Games and Gamification

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o jogo eletrônico Racing Fever, para identificar se há coerências ou incoerências nos valores numéricos referentes às grandezas deslocamento, velocidade e tempo fornecidos por ele e propor o game como ferramenta de ensino de cinemática. Para tanto, aplicamos a equação da velocidade escalar para avaliar se há uma equivalência entre as velocidades fornecidas pelo jogo e as velocidades calculadas. Teoricamente, o estudo se baseou nas ideias de Gee (2003), de Coelho e Haguenauer (2004) e de Short (2012), dentre outros autores. Com nossa pesquisa, foi possível concluir que não existe uma equivalência entre os valores das velocidades fornecidas pelo jogo e as velocidades calculadas, o que nos permitiu interpretar esse jogo como incoerente. Dessa forma, propomos que os professores utilizem o jogo em sala de aula, instigando os alunos a fazerem a mesma análise do jogo.

Referência(s)