
Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar
2019; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art332
ISSN2236-5729
AutoresRita Marisa Ribes Pereira, Núbia de Oliveira Santos,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste texto propõe uma reflexão sobre as datas comemorativas no planejamento escolar. O caminho escolhido é o da formulação de questões sobre essa prática conduzida pela tese de que o trabalho com as datas comemorativas coloca em pauta conceitos de tempo, de história e de cultura. Que relações o calendário escolar com suas datas comemorativas convencionadas dialoga com o calendário da vida social e cultural mais ampla? Em que medida essa relação fertiliza o diálogo entre escola e cultura? Em que medida esteriliza aspectos da cultura ao reduzi-los a conteúdo escolar? Santo Agostinho, Walter Benjamin, Edward Hall, Caroline Queiroz, Jeanne-MarieGagnebin, Sonia Kramer e Luciana Ostetto, entre outros autores, ajudam a fundamentar as indagações aqui compartilhadas.
Referência(s)