Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar

2019; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art332

ISSN

2236-5729

Autores

Rita Marisa Ribes Pereira, Núbia de Oliveira Santos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este texto propõe uma reflexão sobre as datas comemorativas no planejamento escolar. O caminho escolhido é o da formulação de questões sobre essa prática conduzida pela tese de que o trabalho com as datas comemorativas coloca em pauta conceitos de tempo, de história e de cultura. Que relações o calendário escolar com suas datas comemorativas convencionadas dialoga com o calendário da vida social e cultural mais ampla? Em que medida essa relação fertiliza o diálogo entre escola e cultura? Em que medida esteriliza aspectos da cultura ao reduzi-los a conteúdo escolar? Santo Agostinho, Walter Benjamin, Edward Hall, Caroline Queiroz, Jeanne-MarieGagnebin, Sonia Kramer e Luciana Ostetto, entre outros autores, ajudam a fundamentar as indagações aqui compartilhadas.

Referência(s)