O Ensino do Pleonasmo na Escola Básica: por uma abordagem reflexiva e interacionista no tratamento da figura de linguagem e do vício de linguagem em aulas de Língua Portuguesa
2021; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.52641/cadcaj.v4i1.264
ISSN2448-0916
AutoresEmanuelly Nascimento Gomes, Ianara Wanderley Dias Leite dos Santos, Francisco Renato Lima,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoRESUMO: Este artigo apresenta uma reflexão acerca do ensino do pleonasmo naescola básica, partindo das concepções de linguagem e de gramática, postuladaspor Travaglia (2009), sobretudo. Parte-se do fato de que, historicamente, prevaleceuno ensino, uma concepção de gramática normativa e tradicional, que fragmenta alíngua, enquanto utilização social e também, um modelo gramatical ideal,considerando o antagonismo do pleonasmo como figura de sintaxe ou linguagem esua classificação como vício de linguagem. Metodologicamente, partimos de umapesquisa exploratória, pela análise bibliográfica, à luz de autores como: Abaurre;Abaurre; Pontara (2010), Bakhtin (2009), Bechara (2006), Cegalla (2008), Geraldi(2012), Koch (2012), Martelotta (2013), Soares (1998), entre outros. Busca-secontemplar as relações entre os conceitos de figura de linguagem e vício delinguagem e como eles podem convergir em alguns aspectos. No caso dopleonasmo vicioso, que, por ser considerado defeituoso por utilizar repetiçõesdesnecessárias nas construções, vai de encontro com o conceito de pleonasmocomo figura de linguagem, visto que, nesse, também são utilizadas repetições, quenão são tidas como desnecessárias, por serem consideradas um recurso estilísticoutilizado para intensificar uma ideia, que é muito usual na literatura, tambémconhecido como pleonasmo literário, enquanto o pleonasmo vicioso, que mais écomumente utilizado na oralidade não possui essa mesma denominação, noentanto, em última análise, eles possuem a mesma finalidade de evidenciar algo.Diante disso, refletimos sobre a necessidade de adotarmos modelos didáticos,partindo de uma concepção interacionista de linguagem, que pode trazerimplicações pedagógicas que melhorem processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa. Pleonasmo. Figura de linguagem;Vício de linguagem. Prática pedagógica.ABSTRACT: This article presents a reflection about the teaching of pleonasm in thebasic school, starting from the conceptions of language and grammar postulated byTravaglia (2009), above all. It begins with the fact that, historically, a conception ofnormative and traditional grammar, which fragments language as a social use andalso an ideal grammatical model, has prevailed in teaching, considering theantagonism of pleonasm as a figure of syntax or language and classification aslanguage addiction. Methodologically, we start from an exploratory research, by thebibliographical analysis, in the light of authors like: Abaurre; Abaurre; (2010), Bakhtin(2009), Bechara (2006), Cegalla (2008), Geraldi (2012), Koch (2012), Martelotta(2013) and Soares (1998). It is sought to contemplate the relations between theconcepts of figure of language and addiction of language and how they can convergein some aspects. In the case of vicious pleonasm, which, because it is considereddefective by using unnecessary repetitions in the constructions, goes against theconcept of pleonasm as a figure of language, since in this, repetitions are also used,which are not considered as unnecessary, for are considered a stylistic resourceused to intensify an idea, which is very usual in literature, also known as literarypleonasm, while the vicious pleonasm, which is more commonly used in orality doesnot have this same denomination, however, in the final analysis, they have the samepurpose of evidencing something. In light of this, we reflect on the need to adoptdidactic models, starting from an interactionist conception of language, which canhave pedagogical implications that improve teaching and learning process. Keywords: Teaching of Portuguese Language. Pleonasm. Figure of speech;Addiction of language. Pedagogical practice.
Referência(s)