Artigo Acesso aberto Produção Nacional

NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

2019; UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5892/ruvrd.v17i1.5619

ISSN

2236-5362

Autores

Clecilene Gomes Carvalho, Dejanir José Campos, Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza,

Tópico(s)

Educational methodologies and cognitive development

Resumo

As emoções fazem parte da evolução da espécie humana e, obviamente, se constituem parte fundamental da aprendizagem humana. Sem dispor de funções de autorregulação emocional, a história da Humanidade seria um caos e a aprendizagem um drama indescritível, as emoções tomariam conta das funções cognitivas e os seres humanos só saberiam agir de forma impulsiva, excitável, eufórica, episódica e desplanificada. Eis então a razão de o porquê o cérebro humano integra inúmeros e complexos processos neuronais de produção e de regulação das respostas emocionais. O desencadeamento das emoções colabora, ainda, para a formação de memórias, desde que exista suficiente emoção numa determinada experiência, somos capazes de registrar na memória e de ativá-la, posteriormente. A neurociência compreende o estudo do controle neural das funções vegetativas, sensoriais e motoras; dos comportamentos de locomoção, reprodução e alimentação; e dos mecanismos da atenção, memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação. Portanto, o objetivo deste artigo de revisão é pesquisar em que as descobertas da neurociência em relação às emoções humanas podem colaborar com o processo de aprendizagem. Espera-se que seja o primeiro passo para que pesquisas de campo sejas implementadas e que a multidisciplinaridade de neurociências e ciências possam enriquecer o aprender.

Referência(s)