A dialogicidade habermasiana: algumas considerações sobre a inserção de uma instância pública na disciplina sociologia das organizações. / The Habermasian dialogism: some considerations about the insertion of a public instance in the discipline sociology of organizations.

2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2525-8761

Autores

Reynaldo Josué de Paula, Jerry Adriane Pinto de Andrade,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a insercao da dialogicidade habermasiana no ensino da disciplina Sociologia das Organizacoes em uma Universidade na cidade de Salvador, na qual temos vivenciado contradicoes na dinâmica do ensino-aprendizagem propiciando o emergir de manifestacoes autoritarias, fato lamentavel num contexto que emtese deveria ser denatureza emancipatoria. O corpo docente e discente tem demonstrado profundo respeito e preocupacao em relacao ao assunto, sinalizando interesse pelo seu aprofundamento teorico e pela criacao de mecanismos de aperfeicoamento e democratizacao da praxis educativa. Nesse sentido, e pertinente os seguintes questionamentos: Como instaurar espacos democraticos na dinâmica educativa? Como desenvolvermos uma pratica docente pautada pela dialogicidade? Para tanto, buscou-se embasamento teorico naTeoria da Acao Comunicativa de Habermas. Para tanto, utilizou-se um delineamento metodologico de natureza qualitativa adotando como instrumentos da pesquisa: o questionario e a observacao participante. Os dados foram coletados durante o primeiro semestre de 2017, junto a 26 discentes da materia Sociologia das Organizacoes. Com base na pesquisa realizada pode-se concluir que foi plausivel a instauracao da dialogia no ensino da disciplina Sociologia das Organizacoes.

Referência(s)