Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Efeito do recall do patrocínio máster nos fatores de consumo de bens e serviços de um clube de futebol

2019; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18593/race.18876

ISSN

2179-4936

Autores

Thiago Bruno de Jesus Silva, Luís Antonio Lay, Cristian Baú Dal Magro, Denise Isabel Rizzi, Rafael Ferla,

Tópico(s)

Sports, Gender, and Society

Resumo

O amor pelo futebol é um sentimento enraizado no povo brasileiro. Esse sentimento/carisma pelo esporte se reflete na aquisição assídua de produtos vinculados aos clubes esportivos. Desse modo, o objetivo desta investigação foi identificar a relação do recall do patrocínio Máster nos fatores explicativos para o consumo de bens e serviços do Esporte Clube Vitória. A amostra da pesquisa foi composta por 746 respondentes. A coleta de dados ocorreu entre os meses de dezembro de 2017 e julho de 2018 pela plataforma Google Docs. A análise dos dados foi elaborada com o uso da estatística descritiva e pela análise de regressão logística binária. Conclui-se que o recall do patrocínio Máster se torna mais efetivo pelo estímulo, como ocorrido nos recalls da empresa OAS e da Caixa Econômica Federal, em que ambos podem ter exercido efeito moderador, do envolvimento para o consumo dos produtos e serviços, em razão dos títulos do campeonato baiano. Esses achados ajudam na determinação de características que explicam o hábito de consumo dos torcedores, bem como no efeito que o recall do patrocínio Máster exerce na relação entre os fatores explicativos e o hábito de consumo dos torcedores para os produtos ofertados pelos clubes de futebol.

Referência(s)