METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA ESCRITA E DA ORALIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2359-1064
AutoresR V A Lima, Simão Adão Mariti, Walter Gusmão Quipuco,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente artigo tem como objetivo analisar as concepcoes dos professores sobre o ensino da lingua oral e escrita na educacao pre-escolar, alem disso, pretendemos descrever as metodologias de ensino, assim como as metodologias utilizadas pelos professores na Cidade do Sumbe/Angola. Para a realizacao deste artigo, utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliografica, apoiando-se essencialmente nas teorias de Vigotsky (1991). A metodologia fundamentou-se nos dados coletados, por meio da aplicacao de questionarios, em 10 escolas publicas, aplicando a um professor de cada escola. O questionario possibilitou ouvir os anseios dos professores da educacao pre-escolar sobre o tema em estudo. Como resultado, encontramos no âmago destes profissionais que a falta de dominio das linguas locais por parte de alguns professores e o pouco incentivo das familias por desconhecimento, constituem os principais fatores da dificuldade no ensino-aprendizagem da linguagem oral e escrita dos alunos, assim, entendemos que se faz necessario investimentos robustos na formacao docente, a fim de desenvolvermos a educacao na Angola, principalmente em Sumbe, valorizando assim a variedade linguistica, social e cultural presente na sociedade angolana.
Referência(s)