Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Práticas de Educação Ambiental nas aulas de geografia do ensino médio: reciclando velhos hábitos

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2019.v14.2706

ISSN

1981-1764

Autores

Welington Inacio Silva, Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira,

Tópico(s)

Aviation History and Innovations

Resumo

Diante do problemático quadro ambiental planetário, faz-se necessário a realização da Educação Ambiental nas escolas, sendo esta o processo que consiste em proporcionar às pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente. Este trabalho teve por objetivo discutir a Educação Ambiental e seu desenvolvimento nas aulas de Geografia, em específico apresentar práticas de Educação Ambiental realizadas nas aulas de Geografia do Ensino Médio. Metodologicamente, este artigo foi estruturado da seguinte forma: 1) análise e discussão teórica de autores e literaturas especializadas no assunto; 2) seleção de práticas de ensino de Educação Ambiental; 3) aplicação das práticas; e 4) apresentação e análise das práticas de ensino. A abordagem da Educação Ambiental nas aulas de Geografia compreendeu aulas expositivas e oficinas para trabalhar a Educação Ambiental, sendo elas: 1) Puff com caixa de leite; 2) Puff com pneu; 3) Artesanato com matérias recicláveis; e 4) Jardim suspenso com pallet, garrafa pet e pneu.

Referência(s)