Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Preenchimento da caderneta de saúde da criança na primeira infância

2019; UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Volume: 32; Linguagem: Português

10.5020/18061230.2019.8407

ISSN

1806-1230

Autores

Jeanne Lúcia Gadelha Freitas, Priscilla Perez da Silva Pereira, Kátia Fernanda Alves Moreira, Nathália Halax Órfão, Daniela Ferreira Cavalcante, Rayanne Cavalcante Nascimento, Tatiane Maciel Mendes, Águida Thomaz Santos,

Tópico(s)

Infant Development and Preterm Care

Resumo

Objetivo: Avaliar o preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança em uma capital da Região Norte do Brasil. Métodos: Estudo transversal e descritivo, realizado num hospital pediátrico de uma capital na Região Norte, com 420 crianças com idade inferior a cinco anos. A coleta de dados ocorreu no período de abril a outubro de 2017, em entrevista com o cuidador principal da criança, na qual se questionou informações referentes ao cuidador, à criança e orientações recebidas sobre a caderneta, bem como o seu preenchimento, utilizando-se um sistema de escore. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva e cálculo da Razão de Prevalência, por meio de Regressão de Poisson, no software Stata®, versão 13. Resultados: Apenas 25,5% (n=111) das Cadernetas de Saúde da Criança tiveram preenchimento satisfatório. O preenchimento não satisfatório esteve associado (p=0,01) a casos em que o cuidador principal não era os pais ou avós, o cuidador possuía escolaridade menor que nove anos, a mãe não havia realizado o pré-natal ou o acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde, e entre os cuidadores que não receberam orientações sobre a importância da caderneta. O maior índice de preenchimento da caderneta foi referente às vacinas aplicadas (99,3%, n=417), e um dos menores índices foi sobre o desenvolvimento neuropsicomotor (18,1%, n=202). Conclusão: O preenchimento insatisfatório da Caderneta de Saúde da Criança mostra as fragilidades no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento integral, principalmente na primeira infância.

Referência(s)