
MODELIZAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUINDO REPRESENTAÇÕES MENTAIS SOBRE AS ESTRUTURAS DOS ÁTOMOS
2018; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18817/pef.v23i2.1830
ISSN2176-0136
AutoresTiago Rodrigues da Silva, Bruna Rodrigues da Silva, Izânio Barroso Cardoso do Nascimento, Tamyres Lopes Rios,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo tem como objetivo analisar a utilizacao da modelizacao didatica no ensino e aprendizagem dos modelos atomicos de Dalton, Thompson, Rutherford e Bohr. Com isso, verificar as influencias dos modelos didaticos na formacao das representacoes mentais nos estudantes. Para tanto, adotou-se o referencial teorico da Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. A abordagem foi quali-quantitativa, sendo caracterizada por um estudo descritivo e exploratorio. A modelizacao didatica foi aplicada com 32 alunos no 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola publica de Timon/MA. Os dados foram coletados por meio de observacoes dos pesquisadores acerca da producao e apresentacao dos modelos didaticos e um teste aplicado para averiguar como os conteudos foram compreendidos pelos estudantes com a modelizacao didatica. As representacoes estabelecidas pelos alunos foram categorizadas em proposicionais, imagem e modelo mental. Com os usos dos modelos didaticos os alunos desenvolveram uma capacidade de identificar e caracterizar os modelos atomicos de forma mais clara e objetiva. Nas analises do teste avaliativo foram quantificadas 128 representacoes mentais, nas categorias proposicionais (P=5%), imagem mental (IM=16%) e modelo mental (MM=79%). O maior numero de MM indica que os alunos apresentaram uma compreensao da linguagem cientifica dos modelos atomicos. Ao termino da pesquisa foi constatado que os estudantes nao apresentam dificuldades em compreender os modelos atomicos quando trabalhados com base na modelagem didatica e que sua utilizacao estimulou a producao de representacoes do tipo imagem e modelo mental. Palavras-chave: Modelos atomicos; Modelos didaticos; Modelos mentais. DIDACTIC MODELING IN THE TEACHING OF CHEMISTRY: CONSTRUCTING MENTAL REPRESENTATIONS ON THE STRUCTURES OF THE ATOMS ABSTRACT The article aims to analyze the use of didactic modeling in the teaching and learning of the atomic models of Dalton, Thompson, Rutherford and Bohr. With this, to verify the influences of the didactic models in the formation of the mental representations in the students. To that end, It was adopted the theoretical reference of Johnson-Laird's Theory of Mental Models. The approach was qualitative and quantitative, characterized by a descriptive and exploratory study. The didactic modeling was applied with 32 students from the 9th grade of Elementary School of a public school in Timon/MA. The data were collected through the observations of the researchers about the production and presentation of the didactic models and a test applied to discover how the contents were understood by the students with didactic modeling. The representations established by the students were categorized in propositional, image and model mental. With the use of didactic models, students developed the ability to identify and characterize the atomic models more clearly and objectively. In the analysis of the evaluative test, 128 mental representations were quantified, in the categories propositional (P = 5%), mental image (IM = 16%) and mental model (MM = 79%). The highest number of MM indicates that the students presented an understanding of the scientific language of the atomic models. At the end of the research, it was observed that the students did not present difficulties to understand the atomic models when worked on the basis of didactic modeling and that its use stimulated the production of representations of the type and image and mental model. Keywords: Atomic models; Didactic models; Mental models.
Referência(s)