Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Vestindo a modernidade: revistas ilustradas, moda e consumo no Rio de Janeiro

2018; Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas; Volume: 20; Issue: 27 Linguagem: Português

ISSN

2447-6978

Autores

Olga Bon,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O cenario de modernizacao na cidade do Rio de Janeiro iniciado ainda no seculo XIX propiciou mudancas economicas, politicas e culturais significativas. Essas mudancas, alavancadas por acontecimentos historicos como a Abertura dos Portos, em 1808, e as reformas urbanas, caminhavam ao lado de um processo de construcao de uma mentalidade civilizatoria endossada pelas elites locais, a partir de moldes europeus, mais precisamente franceses, tidos como sinonimos de elegância e civilidade. Neste mesmo periodo, a imprensa carioca produzia materiais de circulacao periodica, como jornais e revistas. E neste contexto que as revistas ilustradas se popularizam, participando do processo de modernizacao da “cidade-corte”, com o objetivo de moldar a “nova sociedade carioca”, principalmente no que tange habitos de consumo, mais precisamente de moda. Esse meio de comunicacao atuou como importante pilar na construcao de um novo Rio de Janeiro, propagando costumes, apontando o que deveria ser consumido e como deveria ser usado por essa sociedade em transicao, a partir de padroes esteticos estrangeiros, produzindo sentidos e simbologias proprias a uma populacao que passou a caminhar por novas ruas e avenidas largas e modernas, em um novo processo de “ver e ser visto”. Neste sentido, as revistas ilustradas se constituem como objeto de estudo do artigo, onde foram analisadas as seguintes publicacoes: O malho (1902 – 1954), Revista da Semana (1900 – 1940), Fon-Fon! (1907 – 1958), O Novo Correio das Modas (1852 – 1854) e A Estacao (1879-1904). O recorte temporal abarca o final do seculo XIX e inicio do seculo XX.

Referência(s)