Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação do campo: o entrelaçar de saberes no ensino de Ciências e de Matemática

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 07; Issue: 01 Linguagem: Português

10.14393/repod.issn.2238-8346.v7n1a2018-08

ISSN

2238-8346

Autores

Patrícia Ferreira dos Santos, Diego dos Santos Leon, Danilo Seithi Kato, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O trabalho em tela, de caráter qualitativo, insere-se no âmbito da educação do campo e foi desenvolvido no assentamento Santo Inácio Ranchinho, localizado no município de Campo Florido - MG. Teve como objetivo conhecer as concepções dos sujeitos do campo sobre educação, ensino e escola. Trata-se de uma pesquisa de campo durante a qual foram realizadas visitas ao assentamento, bem como duas entrevistas semiestruturadas com moradores. Como produto gerado a partir do mapeamento inicial, é proposta uma intervenção no processo de ensino-aprendizagem por meio da construção de uma horta agroecológica. Os dados revelaram uma luta destes sujeitos por uma educação no campo que reconheça e valorize sua cultura e seus saberes.  

Referência(s)