
Ciberespaço e cibergêneros discursivos: benesses e desafios para professores e alunos de línguas estrangeiras
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5902/1516849230360
ISSN2674-6921
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste trabalho propõe uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios que os ambientes virtuais de aprendizagem oferecem para ações pedagógicas de ensino de línguas estrangeiras fundamentadas na abordagem comunicativa de ensino de línguas. O propósito deste artigo é contribuir para o debate em torno da utilização das novas tecnologias de informação, em especial da Internet e do meio eletrônico virtual, para o ensino de línguas estrangeiras. Tendo em vista esse objetivo,o artigo apresenta uma breve discussão sobre os efeitos do meio eletrônico nos modos de pensar, interagir e se comunicar. A seguir, discute-se a utilização da Internet e do ciberespaço no ensino de línguas estrangeiras sob a perspectiva da abordagem sócio-interacionista. Por fim, busca-se refletir sobre como o trabalho com cibergêneros discursivos pode contribuir para ações pedagógicas de ensino de línguas estrangeiras fundamentadas na abordagem comunicativa.
Referência(s)