
EDUCANDO ENTIDADES: TERREIROS DE QUIMBANDA COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14295/de.v6i2.8503
ISSN2358-8853
AutoresRodrigo Lemos Soares, Ariana Souza Cavalheiro, Denise Marcos Bussoletti,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoNos Terreiros de Quimbanda ocorrem determinadas formas de educação. A pesquisa é aponta resultados de análises de seis visitas a dois Centros Espíritas de Quimbanda do município do Rio Grande, Rio Grande do Sul. O objetivo geral é discutir os modos como são passados ensinamentos sobre as mitologias e movimentos de exus e pombagiras nos terreiros visitados. Os dados foram registrados em diários de campo, escritos ao longo de três visitas em cada local durante o ano de 2017. Referente às análises, os ensinamentos são passados pela oralidade, além disso, é possível dizer que as pessoas esperam por comportamentos específicos dos(as) médiuns, por possuírem algum conhecimento sobre as entidades e isso reflete nos fazeres, na execução dos gestos e das danças de chegada, tanto de exus, quanto de pombagiras. Por fim, em relação aos ensinamentos os pais ou mães de santo recorrem às mitologias que envolvem os exus e pombagiras.
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