Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação para sentido na vida e valores: percepção de universitários a partir do livro “Em busca de sentido”, de Viktor Frankl

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 100; Issue: 254 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3911

ISSN

2176-6681

Autores

David Moisés Barreto dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A sensação de vazio e falta de sentido na vida tem se disseminado na sociedade contemporânea, especialmente na juventude. Portanto, se faz necessária uma educação que promova o desenvolvimento pessoal ancorado no sentido de vida, que é compreendido aqui como a motivação primária do ser humano. Para tanto, uma estratégia viável é o uso de expressões literárias, por exemplo, os livros. Desse modo, o objetivo deste trabalho é descrever e discutir a percepção de universitários de engenharia de computação em relação à leitura do livro Em busca de sentido , de Viktor Frankl. Os relatórios produzidos pelos estudantes foram investigados com base na análise de conteúdo. Em geral, os resultados demonstram que os estudantes perceberam a importância de sentido na vida em seu cotidiano e na superação de dificuldades, bem como a liberdade e a responsabilidade que o ser humano tem para escolher (ou não) possibilidades significativas. Ademais, os estudantes mostraram-se satisfeitos com a atividade proposta a partir do livro.

Referência(s)