
Abordagem Participativa de Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais no Contexto Escolar
2019; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5753/rbie.2019.27.01.132
ISSN2317-6121
AutoresDyego Morais, Taciana Pontual Falcão,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEducandos que tiveram acesso desde a infância ou possuem facilidade de uso de tecnologias demandam abordagens educacionais inovadoras que atendam às suas características de aprendizagem. As iniciativas recentes vão além do uso de jogos e propõem que os educandos possam construí-los, desenvolver habilidades de design e programação e aprender conteúdos curriculares de maneiras mais atraentes. No entanto, integrar desenvolvimento de jogos digitais ao contexto educacional envolve vários aspectos relacionados ao engajamento estudantil na estrutura de arranjos escolares, incluindo questões gerenciais e pedagógicas de projetos que se inserem nesse meio. Esta pesquisa analisa dois processos escolares de desenvolvimento de jogos e identifica aspectos que promovem o engajamento dos educandos. Os resultados compõem um modelo de desenvolvimento de jogos no contexto educacional.
Referência(s)