Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Abordagem Participativa de Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais no Contexto Escolar

2019; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5753/rbie.2019.27.01.132

ISSN

2317-6121

Autores

Dyego Morais, Taciana Pontual Falcão,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Educandos que tiveram acesso desde a infância ou possuem facilidade de uso de tecnologias demandam abordagens educacionais inovadoras que atendam às suas características de aprendizagem. As iniciativas recentes vão além do uso de jogos e propõem que os educandos possam construí-los, desenvolver habilidades de design e programação e aprender conteúdos curriculares de maneiras mais atraentes. No entanto, integrar desenvolvimento de jogos digitais ao contexto educacional envolve vários aspectos relacionados ao engajamento estudantil na estrutura de arranjos escolares, incluindo questões gerenciais e pedagógicas de projetos que se inserem nesse meio. Esta pesquisa analisa dois processos escolares de desenvolvimento de jogos e identifica aspectos que promovem o engajamento dos educandos. Os resultados compõem um modelo de desenvolvimento de jogos no contexto educacional.

Referência(s)