SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 24; Linguagem: Espanhol
10.4025/1807-0329e41665
ISSN1807-0329
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoResumo O estudo das questoes de genero tambem pode aparecer associado ao estudo dos alunos com altas habilidades e sobredotacao. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma revisao da literatura na area da tematica das mulheres sobredotadas e talentosas, para perceber qual e o estado da arte e se este topico ainda se revela atual e pertinente. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa na base de dados PSICINFO, utilizando dois descritores: and talented e and talented women , e tres criterios cumulativos, utilizando os recursos e designacoes disponiveis na base de dados: a) periodo de pesquisa: referente aos ultimos 5 anos (de 2011 a 2016); b) relevância, considerando o descritor: cinco estrelas; e c) revista com revisao de pares. Foram selecionados e analisados 13 estudos. Os dados foram organizados em funcao de categorias como: ano de publicacao, revista, autores, objetivos, tipologia de investigacao, participantes, instrumentos e resultados. As 3 categorias que emergiram em funcao dos objetivos dos estudos sao: vivencias de raparigas sobredotadas (4 estudos); percecoes e producoes diferenciadas em funcao do genero (5 estudos); e, efeitos de intervencao em raparigas sobredotadas (4 estudos). Os dados permitem verificar a pertinencia de investigar a tematica.PALAVRAS-CHAVE: Sobredotados; revisao de literatura; diferencas sexuais Abstract The study of gender issues can also be associated with the study of and talented students. The main goal of this paper was to conduct a literature review in the area of and talented women to understand the state of the art and to clarify if this topic is still current and pertinent. In that sense, a research was done in the PSICINFO database, using two descriptors: gifted and talented girls and gifted and talented women, and three cumulative criteria, using the available resources and designations in the database: a) research period: referring to the last 5 years (from 2011 to 2016); b) relevance, considering the descriptor: five stars; and c) reviewed with peer review. Thirteen studies were selected and analysed. The data were organised according to categories such as: year of publication, journal, authors, objectives, research typology, participants, instruments and results. Emerged 3 categories according to the objectives of the studies: experiences of (4 studies); perceptions and productions differentiated according to gender (5 studies); and, intervention effects on (4 studies). The data suggest the relevance of research on the subject. KEYWORDS: Gifted; literature review; human sex differences Resumen El estudio de las cuestiones de genero tambien puede aparecer asociado al estudio de los alumnos superdotados y talentosos. El principal objetivo de este trabajo fue realizar una revision de la literatura en el area de la tematica de las mujeres sobredotadas y talentosas, para percibir cual es el estado del arte y si este topico todavia se revela actual y pertinente. En este sentido, se realizo una investigacion en la base de datos PSICINFO, utilizando dos descriptores: gifted and talented girls y gifted and talented women, y tres criterios acumulativos, utilizando los recursos y las designaciones disponibles en la base de datos: a) periodo de investigacion: para los ultimos 5 anos (de 2011 a 2016); b) relevancia, considerando el descriptor: cinco estrellas; y c) revisada con revision de pares. Se seleccionaron y analizaron 13 estudios. Los datos fueron organizados en funcion de categorias como: ano de publicacion, revista, autores, objetivos, tipologia de investigacion, participantes, instrumentos y resultados. Las 3 categorias que surgieron en funcion de los objetivos de los estudios son: vivencias de chicas superdotadas (4 estudios); percepciones y producciones diferenciadas en funcion del genero (5 estudios); y efectos de intervencion en las ninas superdotadas (4 estudios). Los datos permiten verificar la pertinencia de investigar la tematica. PALABRAS CLAVE: Superdotados; revision de literatura; diferencias sexuales
Referência(s)