Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Espedito Seleiro: Da chinela de Lampião à Sandália de Maria Bonita

2019; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14211/regepe.v8i2.1371

ISSN

2965-1506

Autores

Antonio Messias Valdevino, Halana Adelino Brandão, Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos, Jaílson Santana Carneiro,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Objetivo: Contribuir para os entendimentos dos conceitos de Marketing, enfatizando o composto de marketing, em produto, principalmente quando se refere à elaboração de novas peças, praça e promoção. Método: O caso foi escrito a partir de uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas, observação e dados secundários. As entrevistas se deram com Espedito e com pessoas imprescindíveis à realização das atividades realizadas pelo artesão. Originalidade/Relevância: Por meio caso é apresentada a trajetória profissional e de vida do Mestre Espedito Seleiro, um patrimônio cultural vivo da região do Nordeste brasileiro. Resultados: O caso narra a trajetória do mestre e a forma de como ele se reinventou no mercado, repensando seus produtos e seu público-alvo. Contribuições teóricas/metodológicas: A riqueza de detalhes, únicos da trajetória de vida do mestre Espedito Seleiro, tornam a aplicação do caso para ensino em sala de aula mais atraente e interessante. Contribuições sociais / para a gestão: O caso convida o leitor/discente a refletir sobre a manutenção de atividades, como o artesanato, no mercado, ressaltando a necessidade de inovação em novos contextos.

Referência(s)