Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Principais dificuldades do atendimento pré-hospitalar descritas pela produção cientifica nacional

2019; Revista Eletronica Acervo Saude; Issue: 22 Linguagem: Português

10.25248/reas.e703.2019

ISSN

2178-2091

Autores

Maicon Douglas Xavier Braga, Francielle Macedo Santos Ribeiro, Stella Marys Braga Roque, Fernanda Viana de Moraes, Laryssa Waleska Pereira de Santana, Vilma Silva Lima,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Objetivo: Identificar por meio de uma revisão integrativa da literatura as principais dificuldades do atendimento pré-hospitalar descritas na produção científica nacional dos últimos 10 anos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada por meio de busca nas bases de dados Scielo e LILACS. Foram utilizados os descritores disponíveis no índice de descritores em ciências da saúde (DECS): serviço médico de emergência, urgência e emergência. Os critérios de inclusão utilizados foram artigos produzidos nos últimos 10 anos de origem nacional e em língua portuguesa, disponíveis nas bases de dados ou na plataforma do periódico e que respondiam à questão de pesquisa. Resultados: Após a busca na base de dados LILACS, utilizando-se os descritores serviço médico de emergência e emergências, foram encontrados 299 artigos, após aplicação dos filtros houve um resultado com 18 artigos que após leitura dos títulos e resumos resultou em uma amostra de 7 artigos. Na base de dados Scielo foram encontrados 56 artigos, após aplicação dos filtros houve um resultado com 17 artigos e com a leitura dos títulos e resumos foram considerados elegíveis 10 artigos para a amostra. Considerações finais: As principais dificuldades do atendimento pré-hospitalar descritas na produção científica nacional nos últimos 10 anos, observadas neste estudo, foram: falta de integração entre os serviços, demandas não pertinentes, déficit de materiais e falta de capacitação. Além disso, foram citadas também: a imobilidade na via pública, a exposição à violência urbana, a falha na comunicação entre os serviços e carência de protocolos específicos de atendimento.

Referência(s)