Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mineração de dados educacionais para a construção de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente

2008; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.14394

ISSN

1679-1916

Autores

Adriana Justin Cerveira Kampff, Eliseo Berní Reategui, José Valdeni de Lima,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O Ensino a Distância no país apresenta-se em franca expansão.Cresce o número de alunos e gerenciar seus processos de aprendizagem emAmbientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com qualidade de interações e deacompanhamento, exige cada vez mais do professor. Este artigo relata oestágio atual de uma pesquisa que busca, através de mineração de dados,identificar perfis de alunos com risco de evasão ou reprovação, bem comoboas práticas pedagógicas de acompanhamento e intervenção, de forma apromover alterações nos AVA que facilitem a implementação de alertas. Taisalertas serão gerados para o professor a partir de agrupamentos de alunoscom necessidades similares, para que ele possa dirigir uma comunicação ouatividade pessoal e contextualizada para esses sujeitos, tornando suamediação mais efetiva

Referência(s)