
Ensino de artes, relações de gênero, sexualidade e diversidade sexual: narrativas de estudantes gays
2019; Portal de Periódicos UDESC; Volume: 15; Issue: 01 Linguagem: Português
10.5965/1984317815012019098
ISSN1984-3178
AutoresPedro Paulo Souza Rios, Alfrâncio Ferreira Dias, André Ricardo Lucas Vieira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo tem por objetivo analisar as intersecções a partir das aulas do componente curricular Ensino de Artes e as relações de gênero, diversidade sexual e sexualidade, vivenciadas por três estudantes gays, do primeiro ano do Ensino Médio, do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães em Senhor do Bonfim – Bahia. Para tanto, utilizamos a perspectiva teórica pós-crítica, a partir das narrativas (auto)biográficas. O estudo sinalizou que o componente Ensino de Artes se constitui enquanto espaço educativo agregador da diversidade sexual e de gênero. Contudo, foi possível perceber que a matriz curricular da escola não consegue abarcar questões presentes na contemporaneidade, negligenciando temáticas como gênero, diversidade sexual e sexualidade. Assim, as narrativas evidenciam uma intrínseca relação entre o Ensino de Artes e as questões de gênero dentro da escola. Compreender o Ensino de Arte enquanto componente curricular obrigatório no contexto escolar faz-se necessário, no entanto, compreendê-lo na perspectiva interdisciplinar, torna-se imprescindível, uma vez que a escola se configura enquanto espaço legítimo de interação das experiências dos sujeitos.
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