Desenvolvimento e caracterização físico-química de farinha de batata-doce (Ipomoea batatas L) com adição de linhaça marrom (Linum usitatissimum L) / Development and physical-chemical characterization of sweet potato (Ipomoea batatas L) flour with addition of brown flaxseed (Linum usitatissimum L)

2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2525-8761

Autores

Clara Mariana Gonçalves Lima, Karine Amaral dos Santos, Janaína Matos dos Reis, Roberta Magalhães Dias Cardozo, Felipe Cimino Duarte, Alcides Ricardo Gomes de Oliveira,

Tópico(s)

Sensory Analysis and Statistical Methods

Resumo

Surgiu, em âmbito mundial, nos ultimos anos a necessidade do aperfeicoamento de tecnologias para a elaboracao de novos produtos, cuja funcionalidade e versatilidade atendem a consumidores que procuram alimentos de acessibilidade. Objetivou-se com este trabalho desenvolver um novo produto a base de batata-doce com adicao de linhaca marrom e promover a caracterizacao fisico-quimica do mesmo. A farinha foi obtida atraves da higienizacao, descascamento, corte, tratamentos (controle, branqueamento ou metabissulfito de sodio 0,5%), desidratacao e trituracao dos tuberculos e adicao da linhaca. A caracterizacao fisico-quimica consistiu nas analises de umidade, extrato etereo, proteina bruta, fibra bruta, cinza, fracao glicidica e pH. Utilizou-se o software Assistat7.7 beta para realizar a analise estatistica dos dados, as farinhas obtidas nesses tratamentos nao diferenciaram estatisticamente entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, com excecao da determinacao de cinzas, onde as amostras submetidas ao branqueamento, apresentaram valores inferiores aos demais tratamentos. Apos o enriquecimento da farinha com linhaca marrom, os valores obtidos na composicao centesimal de estrato etereo, proteina bruta, fibras totais, cinzas totais e fracao glicidica foram superiores aos encontrados na literatura.

Referência(s)