Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modelando trajetórias de aprendizagem utilizando princípios de design baseado em blocos: um estudo de caso aplicado à aprendizagem em desenvolvimento web

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.89259

ISSN

1679-1916

Autores

Paulo Santana Rocha, José Valdeni de Lima, Rafaela Ribeiro Jardim, Dauster Souza Pereira, Igor Kühn, Roseane De Lima Parente Rocha,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma proposta de modelo gráfico para representartrajetórias de aprendizagem utilizando os princípios de design das linguagens deprogramação visuais. Tal abordagem permite, através da relação entre conceitos, modelar percursos pedagógicos complexos, sugerindo um instrumento promissor no sentido de garantir uma visão macro eficiente das trajetórias. Além disso, um estudo de caso foi realizado no curso de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde 27 estudantes foram convidados a estruturar trajetórias de aprendizagem utilizando o modelo e ferramentas propostos nessa pesquisa. Como resultado foi possível observar a geração de 50 representações de trajetos, com abordagens distintas para assuntos inerentes à área de desenvolvimento para internet. Não obstante, os dados quantitativos de desempenho evidenciam que, ao estruturar as trajetórias na forma de blocos, ocorre ganho quanto à assimilação dos conceitos, além de uma visível evolução do aspecto da homogeneidade da turma.

Referência(s)
Altmetric
PlumX