
APLICAÇÃO DO GPR PARA ANÁLISE E DIFERENCIAÇÃO ENTRE MATERIAIS ALUVIONARES E COLUVIONARES, EMBASADAS EM OBSERVAÇÕES DIRETAS, NO VALE DO RIBEIRÃO CONTAGEM - DISTRITO FEDERAL (BRASIL)
2019; União da Geomorfologia Brasileira; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20502/rbg.v20i2.1382
ISSN2236-5664
AutoresJosé Gustavo da Silva Nunes, Rogério Uagoda, Dandara Caldeira, Ligier Modesto Braga, Yawar Hussain, Hernán Martínez-Carvajal,
Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoO presente estudo tem por objetivo fazer uso de tecnologia GPR (Ground Penetration Radar), também conhecido como Georadar, para distinguir os materiais aluvionares, coluvionares e eluvionares depositados nas encostas e planícies da fazenda Vão do Buraco, calha do Contagem, porção leste do Planalto Central, na região do Distrito Federal. Foram definidas três encostas: côncava fechada (E1), côncava aberta (E2) e convexa (E3), para a aquisição de dados dos perfis de GPR, onde já se tinham descrições prévias dos materiais depositados, apresentando elúvio no topo, colúvio na média encosta e colúvio/aluvião na planície com formação de um leque aluvial. Fez-se uso de uma antena de 400 MHz para a sondagem, resultando em radargramas com informações de refletância. Devido às diferenças de composição entre o aluvião e o coluvião, seus contatos são abruptos. O alúvio, por apresentar cascalhos em sua composição, é definido por um número maior de alvos e alta refletância. Já o colúvio é constituído por materiais de granulometria mais fina (silte e argila), apresentando baixa refletância com alvos difusos.
Referência(s)