Gastos com Pesquisa e Desenvolvimento e o Grau de Intangibilidade das Empresas do ramo Farmacêutico no Brasil / Research and Development Expenditures and the Degree of Intangibility of Pharmaceutical Companies in Brazil
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2525-8761
AutoresMatilde Vanessa Santos de Lima, Lucileila Galdino Albuquerque, Nayana de Almeida Adriano,
Tópico(s)Intellectual Capital and Performance Analysis
ResumoO ativo intangivel tem crescido sua relevância no universo contabil/financeiro em pesquisas academicas como gerador de riqueza para as empresas. Assim, o objetivo dessa pesquisa e identificar como os investimentos feitos nos tipos de intangiveis influenciam o grau de intangibilidade das empresas farmaceuticas, um ramo que investe em pesquisa e desenvolvimento de produtos para se atualizar no mercado, e que nos ultimos anos tem apresentado uma importante evolucao no pais. No presente trabalho, realizou-se uma regressao linear multipla utilizando teste de hipotese para estimar uma regressao amostral e fazer inferencias sobre a populacao. Inicialmente, foram apresentadas uma amostra com 13 empresas farmaceuticas brasileiras listadas na BMF&Bovespa, no periodo de 2011 a 2015, sendo retiradas as empresas que nao tinham as Demonstracoes Contabeis para o periodo, restando uma amostra com 8 empresas. Com base no objetivo proposto, testou-se o Grau de Intangibilidade com as variaveis Ativo Intangivel, Retorno sobre Investimentos e Gastos com P&D, evidenciando que as empresas pesquisadas nao informaram o valor com gastos em pesquisa, ou por nao ter efetivamente o gasto ou, por optar colocar em outra rubrica contabil como, por exemplo, em despesas gerais e administrativas por uma questao de custo beneficios. Alem disso constatou-se que das 13 empresas inciais, apenas 07 apresentaram dados interruptos para a analise da pesquisa e a variavel Grau de Intangibilidade mostrou-se estatisticamente significante apenas para uma empresa da amostra. Sugere-se para futuras pesquisas, aumentar o segmento de analise e o periodo analisado para ter maior robustez na amostra, bem como aumentar o numero de variaveis a ser estudada.
Referência(s)